Como estudar de graça na Coreia do Sul
- Angélica Corrêa
- 11 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Para quem é apaixonado pelo cultura sul-coreana, conquistar uma oportunidade de estudos no país torna-se quase um sonho. E se for de graça,melhor ainda. Para conseguir ir para a Coreia do Sul, para estudar é possível através da bolsa de estudos AKS.

Todos os anos, a Embaixada da República da Coreia, oferece para estrangeiros, bolsas de estudos para o Programa GKS (Global Korea Scholarship), o público-alvo, são as pessoas que gostariam de fazer a graduação, pós-graduação e doutorado na Coreia com tudo pago, inclusive um ano de curso de coreano na universidade.
Os estudantes internacionais são recebidos no país graças a uma parceria do Ministério da Educação coreano com universidades estrangeiras.
Como faço para conseguir a bolsa de graduação?
No programa GKA, existem duas modalidades. A primeira, “Embassy Track”, o candidato precisa demonstrar interesse via a Embaixada da Coreia no Brasil. Você deve escolher quais as universidades que deseja estudar e informar a Embaixada.
No caso, o candidato recebe apoio para fazer os devidos trâmites, caso seja selecionado.
O “University Track”, o interessado deve fazer a inscrição direto do site, após a publicação do edital da universidade participante do programa. Com a aprovação do candidato é indicado para o programa NIIED (National Institute for International Education) que decidirá se a bolsa será aprovada ou não.
Ou seja, para estudar através do programa, o interessado deve decidir se será via Embaixada ou Universidade, caso escolha os dois, o candidato é desclassificado.

O que precisa ter para se candidatar?
° Possuir um bom desempenho acadêmico com boas notas.
° Aproveitamento de pelo menos 80% seja ensino médio, graduação ou pós-graduação.
° Proficiência em inglês.
Caso tenha proficiência em coreano, também será aceito (mas não é obrigatório).
Alguns documentos obrigatórios:
° Histórico e diploma traduzidos para o inglês.
° Carta de motivação.
° Carta de recomendação.
° Plano de estudos informando qual curso pretende cursar.
O NIIED também estimula o aprendizado do idioma local, prova disso é que o instituto é administrado pelo TOPIK, que cuida da aplicação de testes de proficiência de coreano.
O edital é aberto geralmente nos meses de fevereiro a março, mas pode mudar de acordo com cada ano. O importante é ficar de olho no site da Embaixada coreana para saber quando o edital 2020 for liberado.
Comments