Como é o natal na Coreia do Sul?
- Angélica Corrêa
- 19 de dez. de 2019
- 3 min de leitura
Quando chega Dezembro o primeiro pensamento que vem a cabeça é o Natal, pelo menos para a grande maioria das pessoas. Momento de confraternização, festa e ceia em família, porém, não são todos os países que têm a mesma tradição.
Na Coreia do Sul, a época do Natal é festejada de maneira diferente. O feriado é visto para casais,o motivo seria porque o país é de maioria budista. Logo, é bastante comum comemorar com o namorado(a) e presentear com dinheiro e comer o “bolo de Natal”.

Na Coreia do Sul, existem mais cristãos (25% a 30% da população), do que em outros país da Ásia, como Japão e China. Entretanto, a grande maioria da população é budista (70% da população). Por este motivo, o Natal, festa cristã onde é comemorado o nascimento do menino Jesus é comum em países do ocidente e celebrado diferente na Coreia.
Para atrair os consumidores, as lojas de departamento exibem grandes decorações desde o início do mê de dezembro. Os departamentos de maquiagem e roupas fazem promoções e distribuem brindes ao clientes. Há também exibição de luzes na cidade capital, Seul.

No dia 25 é feriado nacional, escolas e funcionários têm folga o dia todo. Existe duas maneiras de comemorar a data, o cristãos, reúnem as famílias para o jantar de Natal, as casas são decoradas com árvore e luzes e um banquete é servido para todos.
Um dos pratos essências é o bulgogi (불고기) típico na cozinha coreana feito de carne marinada grelhada em molho de soja. Por último, a família terminará a refeição com um bolo de Natal (geralmente um bolo de arroz cozido no vapor decorado com frutas).

O presente na Coreia, sempre é dado com as duas mãos, oferecer dinheiro é o mais comum no país, porém os coreanos também gostam de presentear com itens de marca, bebidas alcoólicas (a menos que sejam religiosos) e itens para atender às necessidades do final do ano.

Outra forma de comemora o dia 25 é na companhia de namorado (a) e amigos. Este costume é mais comum entre os jovens coreanos que passeiam pelas ruas de luzes em Seul como se fosse um encontro romântico. A data foi inserida em um dois dias mais apaixonante do ano.
Sair para beber, reservar restaurante e cantar com os amigos no karaokê é a pedida perfeita para quem reúne a turma na noite de Natal. Para os estrangeiros que vivem no país, essa é a maneira escolhida para celebrar, logo que estão longe dos familiares.
Papai Noel (산타 클로스)

Símbolo do Natal, engana-se quem acha que o papai Noel não faz parte da festa coreana, apesar de ser mais comum em departamento de lojas.
Ele é visto vestindo com roupas tradicionais, chapéu usado por homens durante a dinastia Joseon. Mas o comércio utiliza o terno vermelho e branco e barba popular em todo o mundo.
A imagem do papai Noel não se tornou popular na Coréia na época do Natal. Ele foi gradualmente introduzido como uma ferramenta de marketing. O bom velhinho distribui presentes em eventos públicos ou visitas em órgãos públicos, mas raramente em casas individuais.
Em todo canto, Natal sem música não é Natal. Na Coreia também não é diferente, nesta época as canções mais populares são de grupos de K-Pop. Com letras voltadas para histórias de amor, o tradicional “Jingle Bells” não é tão comum na Coreia.
Exo- Miracles in December
Todos os anos, grupos e solistas lançam músicas natalinas que tocam nas rádios durante o mês inteiro. Neste ano, a integrante Róse do BLACKPINK lançou a sua versão de “The Christmas Song” como forma de presentear os fãs. Ouça a seguir:
Para quem está preparando uma lista de músicas de k-pop natalinas, você deve escutar:
1.BTOB - 울면 안 돼 (The Winter's Tale)
2.INFINITE_하얀고백 Lately Full
3. TEEN TOP(틴탑) Snow Kiss(눈사탕)
4.Girls' Generation-TTS 소녀시대-태티서 'Dear Santa'
5.T-ARA 티아라 "TIAMO" 띠아모
Antes de terminar o post não poderia deixar de desejar Feliz Natal em coreano:
“메리 크리스마스”!
コメント